Participar de um consórcio é investir em uma compra planejada. Isso porque o consórcio é, basicamente, uma modalidade de crédito que se baseia na formação de um grupo. Este grupo contribuirá para a formação de uma poupança conjunta.
Essa poupança – que pertence a todo o grupo – reúne a contribuição de todos para que, mensalmente, tenha o valor necessário para a compra do bem escolhido. Mas como decidir quem pode usar esse dinheiro?
É neste momento que chegamos à contemplação, que pode ocorrer por sorteio ou lance. Entenda a seguir como os consorciados são sorteados!
O que é o sorteio no consórcio?
O sorteio no consórcio é uma forma de contemplação nessa modalidade de crédito que se baseia em: contribuição coletiva, poupança e formação de grupos. Logo, sorteando um consorciado você está tornando as chances mais justas para todos, uma vez que basta manter as parcelas pagas em dia.
Adiantamos que essa não é a única forma que o consorciado tem para ser contemplado. Também existe o lance, porém, ele não é obrigatório. Desse modo, deixar que a sorte decida quem poderá usar a carta de crédito por mês é igualitário.
Se você acha que não tem sorte e por isso a sua contemplação pode demorar, saiba que todos serão contemplados! Se isso não acontecer com a sorte ou com o lance, ao final do grupo, você será contemplado.
Por isso chamamos o consórcio de uma compra planejada, pois você pode se organizar mensalmente para, a longo prazo, investir na compra do seu bem ou serviço dos sonhos.
Como funciona na prática o sorteio de consórcio?
O sorteio é realizado todo mês, e por conta disso você deve ter atenção na hora de escolher uma administradora de consórcio. Isso porque algumas empresas não seguem essa pontualidade, o que prejudica os integrantes do grupo. Claro que uma diversidade pode acontecer, mas a falta de sorteios regularmente acende um sinal de alerta.
Dito isso, saiba que os sorteios no consórcio exigem que os integrantes estejam pagando em dia as parcelas que foram definidas. Caso contrário, a sua cota será retirada, impossibilitando que ela seja contemplada ou ofereça um lance.
Na prática, o sorteio é realizado na assembleia geral ordinária (aquela que é pré-definida e estabelecida em contrato). Ao longo deste encontro, uma cota será escolhida pela sorte e um consorciado pode ser o grande felizardo!
É interessante destacar ainda que os sorteios são conduzidos pela administradora, que possui outras atribuições, como o envio da carta de crédito, formação dos grupos etc.
Dessa maneira, os sorteios seguem a seguinte ordem: com prioridade, os clientes ativos, em seguida, os clientes cancelados e por último as contemplações por lance.
Os sorteios da Loteria Federal são realizados todas as semanas, nos dias de quartas e sábados. Sendo assim, o resultado é considerado de acordo com o dia da sua assembleia.
Por exemplo, para as assembleias que ocorrem nos dias de segunda, terça e quarta, são utilizados os prêmios que foram sorteados no sábado. No entanto, no caso das assembleias realizadas às quintas e sextas, nós usamos os prêmios sorteados na quarta.
Nesse sentido, é muito importante que você esteja atento ao dia da sua assembleia para saber como será feito o sorteio.
Outras formas de contemplação além do sorteio
O sorteio não é a única forma de contemplação em um consórcio, como comentamos acima. Você pode oferecer um lance, e se ele for o vencedor, a carta de crédito pode ser entregue.
O lance funciona de forma semelhante ao leilão, em que os integrantes oferecem um valor e o maior vence. O prêmio é a carta de crédito! Existe mais de uma modalidade de lance, e isso varia de acordo com a administradora. Conheça alguns lances:
Lance livre: sem porcentagem definida, o que oferecer o maior lance vence.
Lance fixo: a administradora define um percentual que costuma estar entre 15% e 30%.
Lance embutido: o consorciado oferece uma parte da sua carta de crédito como lance (e depois esse valor é descontado da carta).
Mas então fica o questionamento: é vantajoso oferecer um lance?
Depende. O lance nem sempre é vantajoso, mas para que isso seja possível, é necessário ter uma estratégia.
Por exemplo, se você vai oferecer um lance embutido, é preciso se certificar de que no futuro a ausência de uma parte do valor não vai te prejudicar na compra. Ou no caso do lance livre se você tem o dinheiro disponível.
Analise com cuidado a possibilidade de lance ou se o sorteio é a melhor opção para a compra planejada. Seja como for, conte com uma administradora de confiança.
Conte com o Consórcio Renault
O Consórcio Renault possibilita o planejamento financeiro pessoal e da sua família para comprar o carro dos sonhos. Essa é a oportunidade que você estava esperando para adquirir o veículo ideal para o seu dia a dia, seja ele 0km, seminovo, popular, de luxo ou clássico, por exemplo.
Trazemos para você planos flexíveis que cabem no seu bolso, com garantia Renault e a possibilidade de oferecer o seu automóvel atual como uma oferta de lance. Não perca tempo e entre em contato com um dos nossos consultores.
Acesse nosso site e entre em contato para saber mais!