Adquirir um bem com um valor considerável na realidade da nossa economia, pode ser desafiador, ainda mais se não temos a quantia total disponível para a aquisição. Situação que fará que muitos recorram para financiamentos longos e com altas taxas de juros. Porém, existe uma modalidade de compra, que permite maior flexibilidade e liberdade para adquirir o bem. Mas, será que o consórcio vale a pena mesmo?
Consórcio vale a pena? Conheça a modalidade
Muitas pessoas já ouviram falar em consórcio, mas ainda não sabem exatamente como funciona, dessa forma o questionamento mais comum é se essa modalidade vale a pena. Uma pergunta simples, com uma resposta igualmente simples: sim! Mas, antes vou te explicar de maneira clara como tudo funciona, confira:
Imagine que você quer comprar um carro novo, mas não tem todo o dinheiro necessário para comprá-lo à vista. É aí que o consórcio entra em cena. No consórcio, um grupo de pessoas se une para adquirir um bem, como um carro, uma casa ou até mesmo um serviço, como uma viagem. Cada participante contribui mensalmente com um valor, que chamamos de parcela.
É aqui que está o pulo do gato: todo mês, uma ou mais pessoas do grupo são contempladas. Mas como isso acontece na prática? Existem duas maneiras: através do sorteio ou por lance. No sorteio, é como se você estivesse participando de uma loteria. Todos os participantes têm chances iguais de serem contemplados e receberem o crédito para adquirir o bem desejado.
Já no lance, você pode antecipar a contemplação. É um empurrãozinho para conquistar seu bem mais rápido, fazendo uma oferta de dinheiro, que chamamos de lance. Se o seu lance for o maior ou se não houver lances maiores que o seu, será contemplado e receberá o crédito para comprar o tão sonhado carro novo.
E, a parte mais legal disso é poder escolher o valor do crédito e o prazo para pagar. É uma espécie de personalização de acordo com as suas necessidades. Além disso, existe outro fator muito importante: no consórcio, não há cobrança de juros! É uma forma econômica e planejada de conquistar o seu objetivo.
Mas lembre-se, é fundamental entender como funciona cada consórcio, e escolher uma administradora de confiança, que esteja autorizada pelo Banco Central. Assim, você garante mais segurança e tranquilidade para investir no seu bem.
Dessa forma, fica claro que o consórcio vale a pena, especialmente quando comparado a outros meios de compra, como o financiamento, por exemplo
Quando entrar no consórcio vale a pena?
Escolher o momento ideal para entrar em um consórcio é fundamental para garantir uma boa experiência e aproveitar todos os benefícios desse tipo de investimento. Especialmente para aqueles que estão dando os primeiros passos como “gente grande”.
Um dos principais fatores a considerar é o seu planejamento financeiro. Antes de entrar no consórcio, trace de forma clara as suas metas e objetivos. Foque no bem que você deseja adquirir e certifique-se se encaixa nas suas necessidades atuais. Lembre-se! Não basta comprar, é necessário manter.
Além disso, é importante pensar a longo prazo. Antes de entrar em um consórcio, certifique-se de que terá condições de arcar com as parcelas. Avalie sua renda, suas despesas e veja se há margem para incluir mais esse compromisso financeiro a médio e longo prazo. Uma dica importante é juntar uma reserva de emergência para lidar com imprevistos que possam surgir durante o período do consórcio.
Fique de olho na situação econômica atual, pois nos momentos de baixa taxa de juros e condições favoráveis no mercado, pode ser um momento oportuno para entrar em um consórcio. Isso porque as taxas administrativas podem ser mais atrativas e as chances de contemplação podem ser maiores.
Lembre-se de que cada pessoa tem suas particularidades. O melhor momento para entrar em um consórcio varia conforme a sua situação. Quanto mais organizado for o seu planejamento, melhor será a sua experiência de compra.
Sob as circunstâncias citadas acima, entrar num consórcio vale a pena e fará com que você economize com juros, além da possibilidade de obter o seu bem num prazo menor.
Consórcio vale a pena: Veja os principais benefícios?
Se você ainda não está convencido de que o consórcio vale a pena, destacamos de forma direta e objetiva os principais objetivos desta opção de compra. Vamos conferir?
Ausência de juros: ao contrário do financiamento, o consórcio não possui a cobrança de juros. Você paga apenas uma taxa de administração, diluída ao longo das parcelas.
Possibilidade de antecipar a contemplação: com uma boa estratégia e uma pitada de sorte você pode ser contemplado antes do prazo previsto no contrato. Nesse caso, você pode adquirir o seu veículo novo mais rapidamente, sem ter que esperar até o final do consórcio.
Planejamento e controle: no consórcio, as parcelas são fixas. Isso ajuda a controlar melhor o seu orçamento e evita surpresas desagradáveis. Além disso, o consórcio estimula a disciplina financeira, pois ao quitar as parcelas, estará criando uma mentalidade de economia e organização.
Flexibilidade na escolha do veículo: ao fazer um consórcio, você pode escolher qualquer modelo. Pois há a liberdade de escolher o carro no valor da sua carta de crédito. Esse benefício é muito importante, ao garantir a compra do veículo que mais atende às suas necessidades.
Segurança no processo: todo consórcio deverá ser regulamentado pelo Banco Central, garantindo maior segurança e confiabilidade para todos os participantes. As administradoras são fiscalizadas e precisam seguir as regras estipuladas no contrato.
Quer saber qual consórcio vale a pena? O Consórcio Renault
Agora que você sabe que o consórcio vale a pena, que tal descobrir como o Consórcio Renault pode aproximar você e seu carro novo de forma rápida e tranquila.
O Consórcio Renault oferece excelentes condições para você que deseja comprar seu carro novo através da modalidade. Além disso, é uma maneira planejada e segura de adquirir um de nossos modernos e confortáveis modelos. Clique aqui e simule a parcela que caiba no seu bolso.